Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Contratação pública: Rede Africana de Contratação Pública (RACoP) adota uma dezena de recomendações para contribuir eficazmente para o desenvolvimento sustentável em África

Imprimer PDF

LIBREVILLE, Gabao, 20 de novembro (Infosplusgabon) - A terceira Assembleia Geral da Rede Africana de Contratação Pública (RACoP), que terminou na quinta-feira em Abidjan, adotou cerca de dez recomendações destinadas a contribuir eficazmente para o desenvolvimento sustentável em África. No dia anterior, os participantes de cerca de quarenta países africanos tinham escolhido o Ruanda para acolher a Assembleia Geral da RACoP de 2024.

 

 

Entre as resoluções aprovadas, destacam-se a introdução de contratos públicos eletrónicos sustentáveis, a criação de um comité ad hoc responsável pelo reforço das capacidades sustentáveis dos intervenientes nos contratos públicos, a profissionalização destes intervenientes e o desenvolvimento de um plano estratégico para a Rede, bem como a facilitação do intercâmbio de informações.

Juntamente com o Banco Mundial e o Banco Islâmico de Desenvolvimento, tentaremos manter esta rede viva, através de apoio técnico e financeiro

"Frank Mvula, Diretor dos Serviços Fiduciários e de Inspeção do Banco Africano de Desenvolvimento, elogiou o trabalho frutuoso realizado durante muitas horas. Juntamente com o Banco Mundial e o Banco Islâmico de Desenvolvimento, tentaremos manter esta rede viva, através de apoio técnico e financeiro. Acima de tudo, espero que estes resultados não fiquem por aqui. Temos de ser capazes de avançar. As ideias geradas devem ser traduzidas em ações”, defendeu.

Boutheina Guermazi, Diretora de Integração Regional para a África Subsariana, Médio Oriente e Norte de África no Banco Mundial, elogiou o trabalho em rede dos participantes. "Discutiram os desafios que enfrentam, trocaram ideias e obtiveram resultados. Estou certo de que, nos vossos respetivos países, trabalharão para melhorar o sistema de contratação pública. São os vossos esforços que irão transformar a contratação pública em África e ter um impacto significativo no continente", sublinhou a Sra. Guermazi.

"Estamos prontos a apoiar-vos na implementação bem sucedida das recomendações. Desejamos-vos o maior sucesso na implementação do vosso roteiro", afirmou Elhadj Malick Soumaré, representante do Banco Islâmico de Desenvolvimento na Assembleia Geral em Abidjan.

Joyeuse Uwingeneye, a recém-eleita Presidente da Rede, congratulou-se com a confiança depositada no seu país, o Ruanda, para acolher a Assembleia Geral da RACoP de 2024. "Para além do Banco Africano de Desenvolvimento, do Banco Islâmico de Desenvolvimento e do Banco Mundial, vamos trabalhar arduamente para mobilizar outros parceiros em torno da Rede. Também vamos trabalhar para transformar a RACoP e reforçar as capacidades dos seus países membros. Todas as vias serão seguidas para tornar a organização mais forte", disse a Sra. Uwingeneye, definindo os objetivos do seu mandato. ( Distribuído pelo Grupo APO para African Development Bank Group (AfDB)).

FIN/INFOSPLUSGABON/DFS/GABON2023

 

© Copyright Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 4787 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:
Bannière
Bannière

Newsflash