Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Banco Africano de Desenvolvimento é o primeiro a apoiar as ações de Classe C Green+ do o Banco de Comércio e Desenvolvimento da África Oriental e Austral (TDB) lançadas na Conferência das Partes (COP27)

Imprimer PDF

SHARM EL-SHEIKH, Egipto, 11 novembro (Infosplusgabon) - O Banco Africano de Desenvolvimento (www.AfDB.org) e o Banco de Comércio e Desenvolvimento da África Oriental e Austral (TDB) uniram-se para lançar um instrumento financeiro único para catalisar o financiamento do desenvolvimento sustentável no continente. Na cimeira global sobre o clima em curso, COP27, o Banco Africano de Desenvolvimento anunciou na quarta-feira um compromisso de investimento de 15 milhões de dólares em ações de classe C Green+ do TDB.

 

Esta é uma grande inovação que irá catalisar os bancos públicos de desenvolvimento e outras instituições financeiras. Este é o primeiro instrumento de capital do seu género a proporcionar um caminho para os investidores institucionais apoiarem a ação climática com capital de risco, com cada dólar investido a ser alavancado quatro vezes em projetos e transações qualificadas.

De uma forma geral, as ações são concebidas para acelerar a inovação financeira do TDB e as contribuições para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Agenda 2063 da União Africana e o Acordo de Paris sobre Alterações Climáticas.

Há cerca de uma década, quando a comunidade internacional estava a embarcar na agenda de 2030 para o desenvolvimento sustentável e a defender que os investidores institucionais investissem em ativos de sustentabilidade, o TDB lançou as suas ações de Classe B visando fundos de pensões, fundos soberanos de riqueza e outros.

O Banco Africano de Desenvolvimento assumiu a liderança e tornou-se o primeiro investidor em ações de Classe B. O lançamento das ações de Classe B foi um enorme sucesso e, hoje, o TDB conta com 20 investidores institucionais como parte da sua comunidade acionista, o que representa agora cerca de um terço do capital acionista total realizado pelo TDB.

O Presidente Emérito do Grupo TDB e Diretor Executivo, Admassu Tadesse, afirmou: "Estamos gratos pelo papel pioneiro do Banco Africano de Desenvolvimento no lançamento deste novo instrumento, que já está a gerar muito interesse por parte de outros investidores. Partindo do modelo de sucesso das obrigações verdes, este investimento catalisador, realizado e de capital próprio, reforçará a posição de capital do TDB e permitir-nos-á aumentar o nosso impacto no espaço climático. Juntos, estamos a fazer com que o capital africano trabalhe para o desenvolvimento de África, ao mesmo tempo que proporcionamos retornos competitivos".

O Presidente do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento, Akinwumi Adesina, afirmou: "Esta é uma grande inovação que irá catalisar os bancos públicos de desenvolvimento e outras instituições financeiras a fazer mais na expansão do financiamento climático e do crescimento verde. O Grupo Banco Africano de Desenvolvimento irá mobilizar parceiros de investimento para o Banco de Comércio e Desenvolvimento e ajudará a replicar isto com outras instituições financeiras. Queremos tornar os sistemas financeiros da África verdes".

A par das reformas críticas implementadas ao longo dos últimos dez anos, a diversificação da estrutura de capital do TDB permitiu ao TDB continuar a mobilizar capital da dívida em termos cada vez mais atrativos, alcançar notações de grau de investimento, e aumentar o seu impacto na região que serve. As Ações de Classe C Green+ são obrigações seniores, e os acionistas ganharão dividendos anuais da mesma forma que os atuais acionistas de Classe B. Com base no historial de sucesso do TDB, gerando retornos de dois dígitos sobre o capital próprio e impacto no desenvolvimento numa base de resultados triplos, as Ações Verdes+ de Classe C são mais um passo na direção certa.

Criado em 1985, o Banco de Comércio e Desenvolvimento da África Oriental e Austral (TDB) é uma instituição financeira de desenvolvimento multilateral, baseada em tratados, com 44 acionistas soberanos e institucionais e ativos de 8 mil milhões de USD. O TDB serve 23 economias da sua região, com o mandato de financiar e fomentar o comércio, a integração económica regional e o desenvolvimento sustentável.

O TDB faz parte do Grupo TDB, que também inclui o Fundo de Comércio e Desenvolvimento (TDF), a ‘Eastern and Southern African Trade Advisors Limited’ (ESATAL), a ‘TDB Captive Insurance Company’ (TCI) e a Academia TDB.

O Grupo Banco Africano de Desenvolvimento é a principal instituição financeira de desenvolvimento em África. Inclui três entidades distintas: o Banco Africano de Desenvolvimento (AfDB), o Fundo Africano de Desenvolvimento (ADF) e o Fundo Fiduciário da Nigéria (NTF). Presente no terreno em 41 países africanos, com uma representação externa no Japão, o Banco contribui para o desenvolvimento económico e o progresso social dos seus 54 Estados-membros.

 

FIN/INFOSPLUSGABON/IOK/GABON2022

 

© Copyright  Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 3633 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:
Bannière
Bannière

Newsflash