Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Sudaneses rubricam acordo de paz para Darfur

Imprimer PDF

Cartum, Sudão, 2 Setembro (Infosplusgabon)  - A Frente Revolucionária Sudanesa (SRF) e o Governo de transição do Sudão, dirigido por civis, assinaram  segunda-feira um acordo, em Juba, a capital do Sudão do Sul, para pôr termo a uma década e meia de conflito sangrento, em Darfur, e sobre o Nilo Azul.

 

As duas partes rubricaram oito documentos que resolvem as divergências relativas à partilha do poder e à integração de oito grupos armados rebledes no Exército Nacional.

 

O acordo conduzirá igualmente à reinstalação de vários milhões de deslocados e refugiados  recenseados nos países vizinhos e além.

 

« Este acordo nunca seria concretizado sem a revolução que derrubou o Governo tirânico instalado “, declarou Yassir Arman, um dos líderes da Frente Revolucionária.

 

O acordo reuniu o Governo Federal e os dirigentes das províncias de Darfur e do Nilo Azul.

 

Darfur e Nilo Azul são duas das três províncias que continuaram a registar distúrbios intermitentes bem antes da assinatura, em 2005, de um acordo de paz  entre Cartum e os  rebeldes do sul.

 

O Acordo de Paz Global (APG) conduziu à independência do Sudão do Sul. A terceira província é a região montanhosa de Nuba.

 

O líder do Movimento rebelde da província dos Montes Nuba, Abdul Azia Hilo, declarou que ele quer uma demarcação clara entre o Estado e a religião, sob pena de apelar aos seus concidadãos da região para optar pela secessão.

 

Um ciclo de negociações está previsto com ele para Juba, no Sudão do Sul, numa data que será fixada pelo Governo sul-sudanês e pelos medianeiros do atual acordo.

 

Apesar de o acordo ter incluído os movimentos rebeles de Darfur, o grupo dissidente do Exército de Libertação do Sudão, de Abdul Wahid, absteve-se.

 

O seu chefe em exílio, Nour, continua a pensar que o que foi obtido não está à altura das suas exigências, um desmantelamento total de qualquer estabelecimento do Sudão Central.

 

No entanto, o primeiro-ministro sudanês, Abdallah Hamdouk, e o presidente do Conselho Soberano, uma presidência coletiva no Sudão, apelaram a Nour para se juntar ao processo e afirmaram que a porta  permanece aberta  para  que outros se juntem  ao protocolo de paz.

 

O acordo foi saudado pela União Africana (UA), pela União Europeia (UE)  e pelos Estados Unidos.

 

 

FIN/ INFOSPLUSGABON/BVG/GABON2020

 

© Copyright  Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 5625 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:

Newsflash

Vous êtes à la  recherche  d’un  logement dans un  cadre convivial, pratique  et  sécurisé à Libreville ? . Particulier propose à partir du 1er juin 2019 un  T4 composé de  3  chambres toutes  climatisées, salon et cuisine équipés pour  courte,  moyenne et longue durée au quartier Charbonnages, à quelques  centaines de  mètres de l’Ecole conventionnée. Enceinte sécurisée, Vidéosurveillance. Tout l’appartement à 45 000  F  CFA (69 euros) par jour. Location de Chambre  individuelle 25 000  F  CFA/jour.  Ménage  effectué tous  les deux  jours. Compteur individuel d’électricité Edan à  recharger par le ou les occupants. Contact  : +241 06066291/ +24107843371 Mail:  berp8483@hotmail.com

DEPÊCHES