Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Líbia e Congo abordam cooperação sobre migração

Imprimer PDF

Tripoli, Líbia, 4  Janeiro (Infosplusgabon) -  O presidente do Conselho Presidencial do Governo de União Nacional da Líbia, Fayez al-Sarraj, entrevistou-se quarta-feira, em Trípoli, com o vice-ministro congolês dos Congoleses no estrangeiro, Emmanuel Ilunga Ngoie Kasongo, para abordar o reforço da cooperação entre os dois países, nomeadamente a questão da migração ilegal.

 

A Líbia procura repatriar os imigrantes chegados ao país clandestinamente, indicou o presidente do Conselho Presidencial Fayez al-Sarraj, para quem "o normal é que eles permaneçam nos seus países para contribuir ao desenvolvimento ou sair, em condições normais, sem entrar em aventuras arriscadas".

 

Al-Sarraj acrescentou que "a Líbia é um país de trânsito e, apesar da difícil situação que atravessa, ela assumiu a responsabilidade de cuidar de dezenas de milhares de imigrantes", de acordo com um comunicado divulgado pelo Conselho Presidencial.

 

"A Líbia não pode pagar os encargos deste pesada processo com as suas dimensões de segurança, humanitária e económica, pelo que os países de origem e destino devem cooperar", indicou.

 

Al-Sarraj expressou a disposição das autoridades competentes para facilitar a missão do responsável congolês, enfatizando que o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Governo de Unidade Nacional ajudará a superar os procedimentos de regresso dos nacionais congoleses.

 

Por seu lado, o ministro congolês Kasongo declarou  que uma das razões para a sua visita foi encontrar-se com os seus compatriotas imigrantes e pedir-lhes que voltem voluntariamente.

 

Ambos os lados concordaram que  "chegou a hora de desenvolver relações de cooperação e trazê-las de volta ao normal".

 

FIN/INFOSPLUSGABON/MOL/GABON 2018

 

 

 

© Copyright Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 3633 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:
Bannière
Bannière

Newsflash