Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

França presente na inauguração em Dakar do Instituto Francofonia para Educação e Formação

Imprimer PDF

Paris, França, 12  Outubro (Infosplusgabon) -  O secretário de Estado francês  junto do  ministro da Europa e Negócios Estrangeiros, Jean-Baptiste Lemoyne, assiste, esta quinta-feira em Dakar, à inauguração do Instituto da Francofonia para a Educação e Formação, soube a  Infosplusgabon  de fonte oficial em Paris.

 

Além do Presidente senegalês, Macky Sall, estão presentes na capital senegalesa para o evento a secretária-geral da Organização Internacional da  Francofonia (OIF), Michaelle Jean, e a ministra gabonesa da Educação Nacional e Ensino Técnico, Nadine Patricia Anguile, de acordo com a fonte.

 

« O Instituto da Francofonia para a Educação e Formação terá por missão enfrentar o desafio dum ensino de qualidade em francês para todos em África, aumentar fortemente o número de francófonos no continente até 2050, elevar a mais de 700 milhões o número de falantes no mundo », indicou quarta-feira a porta-voz  do Ministério francês dos Negócios Estrangeiros, Agnès Romatet.

 

O Instituto da Francofonia deverá igualmente responder  à necessidade de formação profissional dum número crescente de professores de francês e de atores económicos.

 

« França está representada no seio do Instituto da Francofonia para a Educação e Formação. Muito envolvida nos programas educativos suportados pela Francofonia, ela (França) investiu 20 milhões de euros, desde 2011, por intermédio da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), nos programas da OIF no setor educativo. Ela continuará este esforço a fim de permitir a realização dwe grandes projetos em matéria educativa », acrescentou a porta-voz.

 

Fruto duma parceria entre a OIF, a Agência Universitária da Francofonia, a Universidade Senghor de Alexendria e as conferências dos ministros francófonos da Educação e da Juventude e Desportos, o Instituto da Francofonia beneficia igualmente do apoio do Banco Mundial (BM)   e da Parceria Mundial para a Educação.

 

 

FIN/INFOSPLUSGABON/IUH/GABON 2017

 

 

© Copyright Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 5324 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:
Bannière
Bannière

Newsflash