Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Cabo Verde acolhe II edição da Copa de África de Futebol para Cegos

Imprimer PDF

Praia, Cabo Verde, 10 Outubro (Infosplusgabon) -  Cabo Verde vai acolher, de 22 a 31 de outubro corrente, a II edição do Campeonato Africano das Nações de Futebol para Cegos, uma prova que vai ter a participação, já confirmada, de equipa de seis países africanos, apurou a Infosplusgabon terça-feira.

 

Em declarações a Rádio de Cabo Verde, o presidente do Comité Paralímpico Cabo-verdiano (COPAC), José Rodrigo Bejarano, recordou que Cabo Verde foi escolhido pela International Blind Sports Association (IBSA) para acolher a prova, depois de apresentar a sua candidatura juntamente com o Gana, Marrocos e o Egito.

 

Rodrigo Bejarano indicou que, em relação aos países participantes neste evento desportivo, estavam inicialmente pré-inscritos 11 equipas, mas que, devido ao elevado custo de deslocação para Cabo Verde, alguns países desistiram.

 

Por isso, precisou, apenas o Egito, Marrocos, o Gana, a Côte d’Ivoire e os Camarões já reconfirmaram as suas presenças até ao momento.

 

“África está aquém da realidade mundial do futebol para cegos e, para nós, é uma forma de contribuir, introduzindo esta modalidade em Cabo Verde”, disse o presidente do COPAC.

 

Sublinhou que “o futebol é uma coisa de que todo o mundo gosta, mas para cego é uma coisa muito curiosa e nova e achamos que já é o momento de começar no país”.

 

Ele assegurou que a realização do campeonato africano “é mais um passo para promover uma sociedade inclusiva”.

 

Aceite o desafio lançado, Rodrigo Bejarano garantiu que a COPAC está, neste momento, a analisar as infra-estruturas desportivas na cidade da Praia, designadamente o Estádio Nacional e o Estádio da Várzea, pois há a necessidade de "adaptar esses espaços à situação dos praticantes".

 

Segundo ele, o campeonato está orçado em sete milhões de escudos cabo-verdianos (cerca de 63 mil e 636 euros), mas, até este momento, a COPAC conseguiu apenas dois milhões (cerca de 18 mil e 818 euros).

 

Por isso, Rodrigo Bejarano pediu a colaboração das instituições cabo-verdianas para a realização deste evento que “vai ajudar a promover ainda mais o país”.

 

 

 

FIN/INFOSPLUSGABON/AES/GABON 2017

 

 

© Copyright Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 3874 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:
Bannière
Bannière

Newsflash