Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Africom confirma envio de 14 aviões russos de combate à Líbia para apoiar rebelião

Imprimer PDF

Trípoli, Líbia, 29 maio (Infosplusgabon)  - O Comando Militar Norte-americano em África (AFRICOM) anunciou, quarta-feira , a chegada  de 14 novos aviões de combate russos banalizados à base aérea de Al-Jufra, no centro da Líbia.

 

 

Num comunicado, o AFRICOM   indicou que aviões de combate MiG   29 e SU-24 deixaram em maio corrente a Rússia há vários dias.

 

Frisou que todos os aparelhos tinham na altura marcas da Força Aérea russa,  mas que, depois de aterrarem na base aérea de Hmeimin na Síria, os MiG  foram repintados e que emergiram sem marcas nacionais.

 

O AFRICOM acrescentou que os aviões de combate foram pilotados por militares russos e escoltados por combatentes russos baseados na Síria e na Líbia.

 

Terça-feira última, o AFRICOM anunciou que a Rússia enviou aviões de combate  à Líbia para um apoio aéreo ao grupo Wagner (russo) que se juntaram às forças do Exército Nacional líbio, comandado pelo marechal Khalifa Haftar, contra o Governo líbio de União Nacional, reconhecido pela comunidade internacional.

 

O Comando Militar Norte-americano em África precisou que os aviões russos chegaram à Líbia depois de atravessarem a Síria, onde eles foram repintados”, segundo um comunicado publicado no seu site Internet.

 

O comandante do AFRICOM, o general Stephen Townsend, afirmou que esta operação representa uma tentativa da Rússia de “inverter a tendência a seu favor na Líbia, como o fez na Síria, ao utilizar grupos de mercenários apoiados pelo  Governo sírio, tais como Wagner.

 

Frisou que a Rússia “não pode continuar a negar a sua implicação no conflito líbio.”

 

«Nós vimos aviões de combate russos de quarta geração rumarem para a Líbia, e o Exército Nacional líbio ou empresas militares privadas não podem possuir ou utilizar este armamento sem o apoio da Rússia”, lê-se na nota.

 

 

FIN/ INFOSPLUSGABON/MOP/GABON2020

 

© Copyright  Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 3785 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:
Bannière
Bannière

Newsflash