Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Ativistas condenam rapto de líder da oposição no Mali

PDF

Ouagadougou, Burkina Faso, 27 março (Infosplusgabon) – A Comissão Nacional dos Direitos Humanos do Mali (CNDH) condenou, num comunicado, o rapto, quarta-feira, do deputado Soumaila Cissé, líder a da oposição maliana que estava em campanha eleitoral no centro do país para as eleições legislativas deste domingo.

 

"A CNDH soube com consternação e tristeza o rapto do digno Soumaila Cissé e uma parte da sua delegação em campanha eleitoral no Círculo de Niafunke, na noite de 25 de março corrente”, lê-se no comunicado assinado pelo seu presidente, Aguibou Bouaré.

 

O balanço do rapto dá conta de um morto e vários feridos.

 

"Até agora, Soumaila Cissé e uma parte da sua delegação não foram encontrados. A CNDH apresenta as suas condolências à família dos desaparecidos e deseja rápidas melhoras aos feridos”, refere a nota.

 

A CNDH condena com firmeza este "ato bárbaro e odioso" e congratula-se com o rápido envolvimento das autoridades na busca das pessoas sequestradas.

 

A Comissão exorta o Governo e as forças parceiras do Mali a tudo fazer, para encontrar o opositor Soumaila Cissé e os membros da sua delegação sãos e salvos, e lembra a obrigação do Estado de garantir a segurança, a proteção das pessoas e dos seus bens, em todo o território nacional.

 

Cissé, de 70 anos de idade, é o chefe da oposição maliana. Chegou por três vezes à segunda volta das presidenciais.

 

Além de vários postos ministeriais ocupados no seu país, Cissé, engenheiro informático de formação, assumiu de 2004 a 2011 a presidência da Comissão da União Económica e Monetária Oeste-Africana (UEMOA).

 

A sua formação política criada, em 2003, a União para a República e Democracia (URD) é hoje a segunda força na Assembleia Nacional, dando-lhe o posto de chefe da oposição.

 

 

FIN/INFOSPLUSGABON/RTP/GABON2020

 

 

© Copyright Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 3115 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:

Newsflash

DEPÊCHES