Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Exploração de mina de ferro recomeça no norte da Mauritânia

Imprimer PDF

Nouakchott, Mauritânia, 27 maio (Infosplusgabon) – A exploração duma mina de ferro situada em F’Derick, a 30 quilómetros de Zouerate, no norte da Mauritânia, recomeçou no último fim de semana, soube a Infosplusgabon de fontes concordantes.

 

Para o efeito, um acordo foi assinado pela Empresa Nacional Industrial e Mineira (SNIM) da Mauritânia e pelo grupo BCM Internationale Group, da Austrália, de acordo com as fontes.

Nos termos deste novo acordo, deverá ser criada uma empresa de direito nacional, cujos 80 por cento do capital serão controlados pelo BCM Internationale Groupe, ao passo os restantes 20 por cento, pela SNIM , explicou uma fonte sindical, que no entanto manifestou algumas  reservas em relação à iniciativa da direção da empresa mauritana.

O novo acordo comporta numerosos interesses e vantagens, nomeadamente a criação de 700 novos postos de emprego, serviços de transporte, o abastecimento de eletricidade e a exportação de minerais a partir do porto mineiro de Nouadhibou, garantidos pela SNIM”, segundo a imprensa local do último fim de semana que citou uma fonte interna da empresa mineira nacional.

A exploração desta mina foi suspensa em 1983, e a SNIM não tinha meios de a retomar, refere-se.

Porém, a decisão é muito mal acolhida em vários meios sindicais que receiam um processo de desvaliação da empresa mineira.

 

FIN/INFOSPLUSGABON/OKJ/GABON2019

 

 

 

© Copyright Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 1911 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:

Newsflash

DEPÊCHES