Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Guiné-Conakry perde por fraude etária e Senegal recupera lugar no Mundial Sub-17

PDF

Dakar, Senegal, 19 maio (Infosplusgabon) - O caso de fraude sobre a idade de dois jogadores conakry-guineenses durante o Campeonato de África das Nações (CAN) de futebol Sub-17, disputado em abril passado, na Tanzânia, assumiu novos contornos com a Guiné-Conakry banida pela CAF por fraude e o Senegal a recuperar o seu lugar no próximo Mundial Sub-17.

 

De acordo com o jornal senegalês Sud Quotidien e confirmado mais tarde pela CAF, o júri disciplinar da CAF (Confederação Africana de Futebol) finalmente reconheceu, com base em documentos fornecidos pela Federação Japonesa de Futebol, que a Guiné-Conakry havia traficado a idade dos jogadores Aboubacar Conte e Ahmed T. Keita.

 

Após a sua derrota (1-2) na segunda jornada do Grupo B, o Senegal apresentou uma reclamação contra estes dois jogadores que, entre o torneio "Dream Club", disputado de 14 a 18 de junho de 2017, no Japão, e este CAN da Tanzânia, mudaram  de data de nascimento.

 

O Japão, inicialmente relutante em fornecer os documentos reclamados pelo Senegal, finalmente aceitou o pedido.

 

A competição continuou e a Guiné-Conakry até jogou a final perdida contra os Camarões, enquanto o Senegal levou o caso ao Tribunal de Arbitragem do Desporto (TAD).

 

Esses documentos fornecidos pela Federação  Japonesa serviram de base para o júri disciplinar dar o seu parecer e comunicá-lo à Federação Guineense de Futebol, que decidiu interpelar o Comissão de Recursos da CAF.

 

O Painel Disciplinar da CAF adotou então uma série de sanções contra a Guiné-Conakry, que fica excluída da competição com todos os seus resultados cancelados.

 

A seleção guineense dos Sub-17 deverá restituir a sua medalha de vice-campeão e fica "impedida de representar a CAF durante o Mundial da categoria de 2019, no Brasil.

 

A Guiné-Conakry fica  igualmente banida das próximas duas edições do CAN Sub 17, enquanto os seus dois jogadores em causa ficam proibidos de qualquer atividade relacionada com futebol por um período de dois anos.

 

A comissão de organização deste  CAN Sub-17 será convidada a reintegrar o Senegal, e o Comité Executivo a aprovar a participação do país como o quarto representante da CAF no Mundial Sub-17, no lugar da Guiné-Conakry, e ao lado dos Camarões (campeões de África em  juniores), de Angola (que terminou na terceira posição) e da Nigéria, quarta classificada.

 

 

 

 

FIN/INFOSPLUSGABON/RED/GABON2019

 

 

 

© Copyright Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 5551 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:
Bannière
Bannière

Newsflash