Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

MNE francês esperado na RD Congo e Tchad

Paris, França, 18  maio (Infosplusgabon) – O ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Jean-Yves Le Drian, inicia  segunda-feira uma digressão africana de 48 horas que o conduzirá sucessivamente à República Democrática do Congo (RDC) e ao Tchad, declarou esta sexta-feira o Quai d’Orsay (Ministério francês dos Negócios Estrangeiros).

 

Nos dois países, o chefe da diplomacia francesa abordará com as autoridades locais o estado das relações bilaterais e os desafios nacionais

 

Em Kinshasa, Le Drian será recebido, em audiência, pelo Presidente congolês, Félix Tshisekedi, para anunciar a vontade de França de estabelecer uma parceria de longo prazo com a RDC com prioridade para a educação, a saúde e a segurança.

 

Ele transmitirá igualmente o desejo de França de trabalhar com as autoridades congolesas para lutar contra a mudança climática, proteger a biodiversidade e promover a Francofonia em todas as suas dimensões.

 

As questões de segurança constam igualmente da agenda das reuniões de trabalho com as autoridades congolesas e a representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas, Leila Zerrougui.

 

Le Drian vai pronunciar-se sobre os desafios de segurança, em África e na RDC, diante dos auditores do Centro dos Altos Estudos de Estratégia e Defesa”, e vai entrevistar-se com representantes da sociedade civil e personalidades do futuro para analisar as questões de governação.

 

Ele vai visitar o Instituto Nacional de Pesquisa Biomédica (INRB), que trabalha conjuntamente com o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IRD) e o Instituto Nacional da Saúde e Pesquisa Médica (INSERM) para melhorar a pesquisa ligada ao vírus de Ébola.

 

Visitará ainda o Instituto Francês de Kinshasa  para abordar a cooperação cultural na perspetiva da Época de  2020 sobre as Culturas Africanas, bem como a cooperação educativa e universitária entre França e RDC.

 

Também no Tchad, ele será recebido pelo Presidente Idriss Déby para discutir, nomeadamente, sobre as próximas eleições legislativas, a luta contra o terrorismo, no Sahel, onde o país é um dos maiores  parceiros de França, bem como a situação na República Centroafricana (RCA) e na Líbia.

 

Jean-Yves Le Drian vai reunir-se ainda com o vice-presidente da Assembleia Nacional, Moussa Kadam, e  com os responsáveis de bancadas parlamentares representadas na Assembleia Nacional, antes de passar em revista a situação no Sahel com o comando da Força (francesa) Barkhane.

 

 

 

FIN/INFOSPLUSGABON/MIA/GABON2019

 

 

 

© Copyright Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 2109 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:

Newsflash

DEPÊCHES