Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

França reafirma apoio à Missão das Nações Unidas na RCA

Imprimer PDF

Paris, França, 11 maio (Infosplusgabon) – A França garante o seu apoio ao representante do Secretário-Geral das Nações Unidas na República Centroafricana, Mankeur Ndiaye, soube a PANA de fonte oficial em Paris.

 

A garantia foi dada quinta-feira, em Paris, pelo ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Jean-Yves Le Drian, durante um encontro com Mankeur, também chefe da Missão Multidimensional Integrada da ONU para a Estabilização da RCA (MINUSCA).


O chefe da diplomacia francesa lembrou na ocasião que a ação da MINUSCA é essencial para a estabilização duradoura da República Centroafricana (RCA), em particular para acompanhar, no quadro do seu mandato, a aplicação do acordo de paz assinado a 6 de fevereiro último em Bangui.


Considerou essencial o apoio dos parceiros internacionais, frisando que França pretende igualmente participar plenamente no apoio à execução deste protocolo.


Le Drian sublinhou que um acompanhamento atento deve ser dado às questões relativas à justiça de transição e ao processo de descentralização, que, a seu ver, são decisivas para uma estabilização perene.


O diplomata francês lembrou a atenção constante da França para que a MINUSCA possa dispor de meios adaptados a fim de garantir o conjunto das suas missões, nomeadamente para a proteção dos civis e o apoio à reforma do setor da segurança.


O Conselho de Segurança criou a MINUSCA, dotando-a de 12 mil empregados, dos quais 11 mil e 200 soldados, segundo uma resolução de abril de 2014.


Incumbiu-lhe de utilizar todos os meios necessários para cumprir o seu mandato, nos limites das suas capacidades e nas suas zonas de desdobramento.


As tarefas prioritárias da MINUSCA são a proteção dos civis, o apoio à execução da transição, incluindo a ação a favor da extensão da autoridade do Estado e da manutenção da integridade territorial, a facilitação do encaminhamento imediato de qualquer ajuda humanitária.


São também suas missões a proteção do pessoal e dos bens das Nações Unidas, a promoção e proteção dos direitos humanos, a ação a favor da justiça nacional e internacional e do Estado de Direito, bem como o desarmamento, a desmobilização , reintegração e o repatriamento dos ex-combatentes e dos elementos armados.

 


FIN/INFOSPLUSGABON/AIT/GABAO2019

 


© Copyright Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 3431 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:
Bannière
Bannière

Newsflash