Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

UE contra recente visita do Presidente sudanês à Rússia

Imprimer PDF

Bruxelas, Bélgica, 19 Julho (Infosplusgabon) - A União Europeia (UE) condena a recente visita do Presidente sudanês, Omar El Bechir, à Rússia, de acordo com um comunicado da referida instituição publicado em Bruxelas.

 

A UE instou quinta-feira todos os Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) a respeitarem e aplicarem as resoluções adotadas pelo Conselho de Segurança desta estrutura que exigem do Governo do Sudão e de todas as partes em conflito em Darfur (oeste sudanês) para cooperarem plenamente com o Tribunal Penal Internacional (TPI).

 

« Com base em informações que nós recebemos, o Presidente sudanês, Omar el-Bechir, deslocou-se a 14 de julho corrente à Rússia », declarou a alta representante da UE, Federica Mogherini, num breve comunicado publicado em nome da organização.

 

Reafirmou o « apoio total e o respeito da UE pelo TPI e pelo seu papel chave na promoção da justiça internacional».

 

Segundo uma ficha de informação publicada no site do TPI, Omar el-Bechir está sujeito a dois mandados de captura internacionais emitidos por esta jurisdição internacional a 4 de março de 2009 e a 12 de julho de 2010.

 

Os motivos são acusações de crimes de guerra e de crimes contra a humanidade, nomeadamente homicídios, deportações, genocídios, torturas e violações dos direitos humanos de que é objeto el-Bechir no quadro do conflito em Darfur (oeste sudanês).

 

A crise em Darfur eclodiu em 2003 e já fez cerca de 300 mil mortos e 2,7 milhões de deslocados, dos quais 230 mil refugiados no Tchad, segundo a comunidade internacional.

 

Porém, o Governo sudanês defende que morreram cerca de 10 mil pessoas nesta guerra de Darfur.

 

As resoluções adotadas pelo Conselho de Segurança (CS) da ONU, no Capítulo VII da Carta da ONU, nomeadamente a Resolução 1593 (2005), atribuíram a situação nesta conturbada província sudanesa ao TPI, instando o Sudão a cooperar plenamente.

 

Segundo o CS, a situação nesta localidade nevrálgica constitui uma ameaça à paz e à segurança internacionais.

 

 

 

FIN/INFOSPLUSGABO/LPM/GABON 2018

 

 

© Copyright Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 3855 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:
Bannière
Bannière

Newsflash