Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Presidente do Parlamento Europeu visita Níger

Imprimer PDF

Bruxelas, Bélgica, 17  Julho (Infosplusgabon) - O Presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, iniciou terça-feira uma visita de trabalho ao Níger, onde será recebido pelo Presidente Mahamoudou Issoufou e pelo primeiro-ministro Brigi Rafini, indica um comunicado oficial europeu.

 

Na véspera da sua visita, o alto responsável europeu sublinhou que o Níger era um modelo de sucesso para a União Europeia, graças, nomeadamente, à boa utilização dos recursos do Fundo Fiduciário para África.

 

O Níger necessita de meios financeiros significativos para garantir a proteção das suas fronteiras, gerir os fluxos migratórios e combater os terroristas para a sua própria segurança, declarou.

 

A esse respeito, revelou que, graças à ajuda europeia, o Níger conseguiu reduzir 95 porcento dos fluxos migratórios em direção à Europa via Líbia.

 

E se em 2016 cerca de 330 pessoas atravessaram o Níger para entrar na Líbia, antes de atravessar o Mediterrâneo para a Europa, em 2017, os migrantes clandestinos não eram mais de 18 mil antes de ser reduzidos a 10 mil desde o início do ano de 2018.

 

"Devemos continuar a apoiar o Níger nesta ação, dando-lhe qualquer ajuda necessária para o seu desenvolvimento económico, comercial e tecnológico, indicou.

 

O presidente do Parlamento Europeu faz-se acompanhar de uma delegação de 30 chefes de empresas europeias e peritos em pesquisa e inovação. Responsáveis do Fundo das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) fazem igualmente parte da viagem de Tajani.

 

Anunciou que um financiamento de 500 mil euros será mobilizado para apoiar os esforços do Níger, nomeadamente para evacuar os migrantes exfiltrados da Líbia para o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e a Organização Internacional das Migrações.

 

O presidente do Parlamento Europeu participará ainda num fórum com os Presidentes dos Parlamentos dos países do G5 Sahel, designadamente da Mauritânia, do Mali, do Burkina Faso, do Níger e do Tchad.

 

 

 

FIN/INFOSPLUSGABON/AED/GABON 2018

 

 

© Copyright  Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 4899 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:
Bannière
Bannière

Newsflash