Bannière

[ Inscrivez-vous ]

Newsletter, Alertes

Tunísia aborta várias tentativas de migração ilegal

Imprimer PDF

Túnes, Tunísia, 31 agosto (Infosplusgabon) - As unidades da gendarmaria tunisina impediram várias tentativas de migração ilegal e prenderam 17 pessoas nas regiões de Medenine, Gabés e Sfax, anunciou o Ministério tunisino do Interior.

 

Só em julho, mais de seis mil Tunisinos tentaram viajar ilegalmente para Itália, dos quais 4.077 chegaram efetivamente ao seu destino, enquanto 2.918 foram detidos pelas autoridades de segurança tunisinas.

 

Estes fluxos de migrantes clandestinos que deixam as costas tunisinas estão a causar consideráveis inconvenientes às autoridades italianas, que enviaram por duas vezes para a Tunísia, em julho-agosto, a sua ministra do Interior.

 

Ela fez-se acompanhar, na sua segunda visita,  do seu colega dos Negócios Estrangeiros e de uma delegação da União Europeia.

 

O jornal italiano "La Repubblica" anunciou domingo que o presidente da Câmara da ilha italiana de Lampedusa, muito próxima da Tunísia, Toto Marttelo, enviou uma mensagem ao Presidente tunisino, Kais Saeid, na qual ameaçava "viajar para a Tunísia de barco, imitando a rota migratória utilizada pelos tunisinos, mas na direção oposta".

 

A mensagem do presidente da câmara de Lampedusa chegou imediatamente após a chegada de um barco à ilha com 500 imigrantes ilegais a bordo.

 

"Convidarei os representantes das organizações profissionais da ilha a observar uma greve geral", disse.

 

Criticou severamente o Governo do primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, que "continua a observar um silêncio preocupante" em relação à situação em Lampedusa, apelando "à utilização de barcos da Marinha para interceptar os barcos dos migrantes e transportá-los para fora da ilha, uma vez que o centro de acolhimento dos migrantes excedeu as suas capacidades".

 

O povo de Lampedusa também organizou protestos, no porto da ilha, contra os grandes e regulares fluxos migratórios.

 

 

FIN/ INFOSPLUSGABON/SCG/GABON2020

 

© Copyright  Infosplusgabon

Qui est en ligne!

Nous avons 3645 invités en ligne

Publicité

Liaisons Représentées:
Bannière
Bannière

Newsflash